Área de Atuação

QUALIDADE DE ENERGIA

Alterações ocorridas na tensão e corrente do sistema elétrico interferem na sistema produtivo das empresas e no resultado final dos processos.

Tais alterações podem ocorrer em várias partes do sistema de energia, seja nas instalações de consumidores ou no sistema supridor da concessionária.

Estes problemas podem se agravar rapidamente por diversas razões, tais como:

  • instalação cada vez maior de cargas não-lineares que aumentam os níveis de distorções harmônicas e podem levar o sistema a condições de ressonância;
  • maior sensibilidade dos equipamentos instalados aos efeitos dos fenômenos (distúrbios) de qualidade de energia;
  • chaveamento de equipamentos das concessionárias etc.

Abaixo uma imagem com o exemplo de diversas ocorrências que afetam a qualidade da energia elétrica consumida pela sua empresa:

Área de Atuação

A legislação Brasileira ainda caminha em passos lentos com muitas lacunas para definição destas interferências. Na Europa as Normas já definem e determinam melhor como proceder, corrigir e eliminar interferências no sistema elétrico.

Baseado nestas informações, vários equipamentos já registram e definem as interferências do sistema elétrico, possibilitando atuação diretamente no ponto afetado.

A COELTE possui equipamentos para monitoração do sistema elétrico e equipamentos instalados, realiza estudos para melhoras na qualidade de energia, emite os relatórios com embasamento técnico para uso em ações de correção direta nos equipamentos do cliente bem como para informações e confrontações junto as Concessionárias de Energia.

Maiores detalhes e informações, contate-nos e agendaremos uma visita.